Temperamentos Humanos – O que você precisa saber para viver melhor

Qual a vantagem de entender esses temperamentos humanos nas pessoas? É simples, melhorar a sua comunicação com o mundo. Podemos olhar para nossos filhos, colegas de trabalho e principalmente cônjuge que a forma que ele age em determinadas situações trata-se de uma característica da pessoa e não uma má vontade da parte dela.

Um bom exemplo pode ser um colega de trabalho que é mais lento em propor mudanças ou novas ideias, isso não tem a ver com falta de comprometimento com a empresa ou com seu trabalho.

Apenas que essa pessoa precisa de mais tempo para pensar e dar uma resposta, e quando ele dá, é uma resposta profunda e duradoura com uma entrega acima do que alguém que responde rápido, porém de forma rasa.

Através do estudo e do entendimento dos temperamentos pode-se melhorar a comunicação entre as partes mas o principal ponto e deixar as expectativas mais claras e mais realistas quanto as pessoas e suas capacidades de entrega.

Qual a origem dos 4 temperamentos humanos?

 Sempre que um assunto fica muito em evidência nos questionamos de onde aquela tendência surgiu e queremos entender melhor a sua origem.

A teoria dos 4 temperamentos humanos, ou 4 humores foi criada pelo médico e filósofo Galeno de Pérgamo, certamente inspirado em Hipócrates que é considerado o pai da medicina. Para Galeno, o equilíbrio ou desequilíbrio entre os humores ou temperamentos determinam além de nossa personalidade a nossa propensão a desenvolver certas doenças.

Vemos também a presença dos quatro temperamentos na Segunda Sinfonia do dinamarquês Carl Nielsen.

Mas quem trouxe esses temperamentos para a popularidade atual foi o medico psiquiatra Italo Marsilli, muito participativo nas redes sociais eh possivel encontra-lo diariamente em seu perfil no Instagram.

Além disso, eh possível encontrar uma aula exclusiva o tema dos temperamentos humanos em seu canal no Youtube.

 O que são os 4 temperamentos humanos ?

São conjuntos de características determinadas pela sua intensidade em duas vertentes:

·         Velocidade de reação

Entenda por essa característica algo como a maneira que você reage as coisas, como algo explosivo, algo imediato e forte, ou de forma racional e com tranquilidade, que não te tira do sério.

Ou você é explosivo o que significa velocidade de reação alta, ou tranquilo com velocidade de reação baixa.

Aqui vale trazer exemplos de respostas rápidas a demandas que lhe são dadas, seja um trabalho ou na vida pessoal.

Não entenda essa característica com uma pessoa lerda ou desinteressante, pois ela pode ser mais devagar na reação e mais profunda e detalhista na realização da atividade.

·         Tempo de Permanência

Essa característica trata da forma que você armazena as informações que são passadas a você, por exemplo quando alguém te fala algo desagradável sobre você, sua reação é ficar revivendo aquilo por dias e semanas e se sentindo ofendido, ou simplesmente ouve e aquilo não te toca, rapidamente você esquece e não guarda o rancor para si.

Sendo tempo de permanência alto quem fica com o rancor para si e o tempo de permanência baixo para quem releva e deixa para lá rapidamente.

Podemos trazer o detalhamento que além de ser a forma como você reage as situações, podemos considerar também como o nível de detalhamento e profundidade você emprega a uma atividade. Você pode ser uma pessoa de reação rápida, porém que não aprofunda ao que está reagindo

Use a imagem abaixo para facilitar seu entendimento:

desenho para ilustrar características dos temperamentos

Com esses dois eixos detalhados você consegue definir onde você se encaixa no gráfico. Um exemplo para ilustrar melhor:

Se você é uma pessoa impulsiva, que reage rápido ao que acontece com você, e precisa dar uma resposta ao mundo além disso, o que é dito a você sobre você bate de uma forma que você não consegue esquecer e aquilo fica martelando em sua cabeça por um longo tempo. Se essas características te representam, você é um Colérico

Somente para ajudar a interpretar, veja o detalhamento abaixo:

·         Colérico: Ação rápida + memoria profunda

·         Sanguíneo: Ação rápida + memoria superficial

·         Fleumático: Ação mais lenta + memoria superficial

·         Melancólico: Ação mais lenta + memoria profunda

Agora me diz, conseguiu entender onde você se encaixa? E seu parceiro (a)?

 É importante dizer que essas características podem representar seu instinto imediato, mas que com a maturidade você acaba controlando melhor seus impulsos o que pode parecer que você é menos ou mais um temperamento, mas o que precisa ser considerado é você de forma natural, como seria seu temperamento sem considerar os bloqueios da sociedade ou seu autocontrole.

Temperamento não passa pela sua vontade e sim algo que você nasce com ele.

Sabe aquele seu amigo que tem uma certa dificuldade de ficar quieto? Que está sempre fazendo uma piada ou que te interrompe sempre que você está falando? Então, essas são características de um sanguíneo.

Quais são os 4 temperamentos humanos de forma detalhada?

1. Sanguíneo

A pessoa que tem o temperamento sanguíneo é caracterizada por ser mais extrovertida e otimista. São pessoas alegres, esperançosas, calorosas, amáveis e simpáticas. De modo geral são explosivas, iinstáveis emocionalmente, impulsivas e até egoístas.

 O que desenvolver ou controlar em cada temperamento para ter uma vida melhor, e se relacionar melhor com o mundo?

 Sanguíneo: vencer a sensualidade do mundo e a inconstância. Você vai atrás do mundo, que muda o tempo todo. Precisa ter um plano de vida e exame de consciência. Precisa de organização, precisa de lista de tarefas, visualmente em vários lugares para que não se perca no que precisa ser feito.

Agendar os contatos que precisam ser feitos ao longo do dia e da semana, assim vence a inconstância.

2. Colérico

Pessoas com temperamento colérico são mais explosivas e agressivas do que as demais. São pessoas dominadoras, ambiciosas, determinadas, impulsivas, comandam e lideram e são bons planejadores. Em algumas situações são intolerantes, egocêntricos e impacientes.

O que desenvolver ou controlar em cada temperamento para ter uma vida melhor, e se relacionar melhor com o mundo?

Colérico: Tentação a ser autossuficiente. Ele se basta. Não enxerga a necessidade de precisar ou pedir ajuda ao outro. Precisa duvidar dos seus primeiros impulsos. Duvide da primeira ideia. Não atropelar os outros nas conversas, pois normalmente não deixa as pessoas terminarem seu raciocínio.

Esse descontrole precisa ser contido.

3. Fleumático

Sabe aquela pessoa que faz de tudo para evitar um conflito? Então, essa é uma das características de um fleumático. São pessoas dóceis, pacíficas, sonhadoras, positivas e disciplinadas. Geralmente essas pessoas são confiáveis e equilibradas.

O que desenvolver ou controlar em cada temperamento para ter uma vida melhor, e se relacionar melhor com o mundo?

Fleumático: Tendência a passividade. Tem que estar em contato por longos prazos com grandes ideais. Serão as grandes convicções que o farão rever os motivos dessas convicções e deixarão a marca, criando profundidade. Pegue um tema sem pressa e estude muito com intenção e muita observação.

Muitas letras, livros e grandes personalidades como inspiração.

4. Melancólico

O temperamento mais profundo é o melancólico. Os melancólicos são sensíveis em suas emoções, são pessoas detalhistas, que gostam de ficar mais quietinhas. Possuem dificuldade de expor as suas emoções e sentimentos, são fiéis e desconfiados. São pessoas leais, sensíveis e dedicadas.

O que desenvolver ou controlar em cada temperamento para ter uma vida melhor, e se relacionar melhor com o mundo?

Melancólico: A desesperança predomina e não permite que ele saia do lugar. Precisa ter contraponto, precisa ter oposição a essa inclinação natural. Precisa observar a bondade humana e ver o lado positivo para equilibrar sua tendência a enxergar o ódio.

7 vícios e os temperamentos humanos

Podemos aprofundar um pouco mais e fazer uma relação dos 4 temperamentos humanos com os 7 vícios capitais.

Vícios que movem cada um dos temperamentos, motivos pelos quais precisamos estar atentos a tendência de cairmos nessas tentações.

1. Luxúria – Sanguíneo (Ar)

2. Gula – Sanguíneo (Ar)

3. Avareza – Fleumático (Água)

4. Preguiça – todos os temperamentos

5. Ira – Colérico (Fogo)

6. Inveja – Melancólico (Terra)

7. Soberba – todos os temperamentos

Colérico: Esse temperamento é movido pela IRA, sempre terá a tendência a resposta imediata e a necessidade de responder a altura e não se dar por vencido. Age primeiro. Não espera o mundo o destruir. Prontidão é tudo.

Sanguíneo: Aqui temos uma queda pelos prazeres da vida, pelo que é gostoso, pelo confortável e pelo que é imediato. Esse temperamento se distrai mais, e tem maior dificuldade de concentração. O mundo para ele é fácil, é um resolvedor. Uma pessoa sensual, gulosa.

Fleumático: Esse temperamento tende a ser mesquinho, e ter apego excessivo a bens materiais. Ele tem dificuldade em reter as influências do mundo de forma natural, e por isso ele tem maior resistência em deixar as coisas irem. O mundo não deixa marca nele. O medo de emprestar algo e não ser devolvido.

Melancólico: Neste caso o perigo é o excesso de drama e a comparação com os outros o que leva a uma tendencia a sentir inveja e querer o lugar do outro, desejar a vida e tudo mais o que se tem por muita observação e tempo pensando sobre o outro e ao que vê de uma forma geral.

Preguiça e Soberba existem em todos os temperamentos, mas tem menos força que os vícios principais, porém quando esses dois vícios estiverem altos, com muito espaço na vida da pessoa, certamente os vícios predominantes também estarão altos.

Confuso? Eu explico. Quanto mais preguiçosa eu estiver como uma colérica que sou, mais espaço a IRA terá em minha vida, mais explosiva e agressiva eu vou ficar.

Em resumo, para que consigamos nos relacionarmos bem com os demais, sejam eles colegas de trabalho, parceiros e filhos precisamos cada vez mais estudar as pessoas e agir de acordo com o que é possivel que aquela pessoa entregue.

A partir do momento que você adquire um conhecimento como esse, nao é permitido que cometa os mesmos erros e tenha as mesmas expectativas que antes. Utilize todas as ferramentas que puder para melhorar o mundo a sua volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.